Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Vencedores do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho | AMFF

Cultura
Festival perc indiv 2018 8 1 1200 800
08 Jul
Adicionar a calendário 2018-07-08 15:15:00 2018-07-08 15:15:00 Europe/Lisbon Vencedores do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho | AMFF Festival Percursos da Música – Ponte de Lima Avenida dos Plátanos

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

Vencedores do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho | AMFF

Samuel Marques - clarinete
Carlos Leite - trompete

Samuel Marques, clarinetista, estudou com Nelson Aguiar (Conservatório de Música de Aveiro), António Saiote (ESMAE), Stanley Drucker e Pascual Martínez-Forteza (New York University, Steinhardt School). 
Samuel foi galardoado com vários prémios em concursos de clarinete e música de câmara na Europa, Estados Unidos, Peru, assim como Bósnia e Herzegovina. 
Em 2017 obteve o 1.º Prémio no VII Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas da Associação Portuguesa do Clarinete, o 2.º Prémio no Concurso de Clarinete do 1.º Festival de Clarinete do Algarve e o 1.º Prémio no IMKA Grand Prix Concert Competition. 
Foi convidado a participar no Alexander Arutiunian International Wind Festival (Arménia). 
Samuel colabora regularmente como músico convidado com a Orquestra Gulbenkian, o Remix Ensemble Casa da Música e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, e como músico efectivo na Orquestra da Costa Atlântica, Orquestra “Ópera no Património” e Orquestra do Atlântico. É docente de Clarinete no Conservatório de Música de Braga, Academia de Música do Clube de Albergaria e Escola MúsicAmiga (Aveiro).

Carlos Leite é natural de Cabeceiras de Basto. Aos 11 anos ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de trompete do Professor Vasco Faria e posteriormente Eliseu Correia. Em 2011 concluiu os estudos na Artave com 19 valores em trompete. Ingressou na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo na classe do professor Kevin Wauldron.
Em 2009 participou no II Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La-Salete”, tendo obtido o 1.º prémio na categoria juvenil em trompete. Em 2010 participou no 1.º Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim, tendo obtido o 1.º prémio. Participou no III Concurso Luso-Galaico “Albertino Lucas” tendo obtido o 1.º prémio da Categoria C. Em 2012 participou no Concurso Internacional de Instrumento de Sopro “Terras de La Salette”, tendo obtido o 1.º prémio. Em 2013 obteve o 1.º prémio no IV Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim e foi vencedor da bolsa para a “38th Annual Conference of the International Trumpet Guild” em Michigan, Chicago. Participou no VII Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim obtendo o 1.º prémio na Categoria de Orquestra. Em 2014 foi aprovado para Erasmus na Escola Superior de Música da Catalunya, Conservatory de Liceu em Barcelona e Universität der Künste, em Berlim. No mesmo ano foi selecionado como membro titular da Orquestra Jovens da União Europeia.
Participou em várias digressões na Europa e na América do Sul onde foi orientador e deu masterclasse em Salvador da Bahia, Brasil.
Em 2015 finalizou a Licenciatura em Música-Trompete com 20 valores em Trompete. 
Foi músico convidado para o “Al Bustan Festival” realizado no Líbano.
Em 2017 foi laureado com o 1.º prémio na 26.ª Edição do Concurso Europeu de Música Lions em Monteux, Suíça.
Actualmente é 1.º reforço na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha e na Banda Sinfónica Portuguesa.É membro titular da European Union Youth Orchestra, lecciona a disciplina de Trompete na Academia de Música Costa Cabral e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo como professor assistente.

Programa

Samuel Marques - clarinete
Bernardo Soares - piano

Concerto para Clarinete, K622, de W. A. Mozart
- Allegro
- Adagio
- Rondo

Carlos Leite - trompete
Dana Radu - piano

Sonata para trompete e piano de Kent Kenan
Legend para trompete e piano de George Enesco 
Fantasia Brilhante de Jean Baptiste Arban

Horário:

15h00

Local:
Avenida dos Plátanos