Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Ana Aroso (harpa) & Isabel Anjo (saxofone)

Cultura
Fpm 03 08 2019 ana aroso isabel anjo 1 1200 800
03 Ago
Adicionar a calendário 2019-08-03 22:00:00 2019-08-03 22:00:00 Europe/Lisbon Ana Aroso (harpa) & Isabel Anjo (saxofone) Festival Percursos da Música – Ponte de Lima Largo de S. João

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

Com mais de cinco mil anos de história a separá-los, a harpa e o saxofone têm origens, viagens e características muito distintas. Em 2018, na cidade do Porto, a harpa de Ana Aroso e o saxofone de Isabel Anjo encontram-se e enamoram-se. Desta união resulta um dueto inesperado e pouco convencional de dois instrumentos que se fundem vincando a sua distinção. As duas instrumentistas e intérpretes procuram explorar e incentivar a criação de repertório para esta formação original, contando já com peças de Fátima Fonte, Tiago Sousa, Nuno Peixoto de Pinho, Nuno Torres Marques, Kate Moore, Ana de Ataíde Magalhães (entre outros), compositores com quem mantêm frutíferas ligações artísticas.

Músicas. Sobre tarde. Sobre dor. Como ferro em taurino. Canção de amor espanhola. Não há espectáculo que encante. Insónia que se avista já Maio. Livre e Maduro. Tenho harpa branca e boquilha dourada. Tenho pés descalços e caminhada. Substrato angelical em terra profanada. Hipertensão sonora.Travessia. Compasso que demora. Dorme meu menino. Viajantes apressados é silêncio que não se consegue. Não é forma, nem estilo. Nem pretensão de embalar. É fim e princípio. É alma e seu sublimar.


Ana Aroso iniciou os estudos de harpa aos 19 anos na Academia de Música de Costa Cabral e aos 22 concluiu o 8.º grau no Conservatório de Música do Porto, na classe da Prof.ª Áurea Guerner, com 20 valores.

Prosseguiu os seus estudos de harpa em Bruxelas no Koninklijk Conservatorium Brussel na classe da Prof.ª Jana Bousková, onde obteve, em 2016, a Licenciatura em Harpa, em 2017, a Licenciatura em Escrita e Teoria Musical e, em 2019, o Mestrado em Harpa Performance com grande distinção. Actualmente, está a frequentar o Mestrado em Ensino de Música na ESMAE, Porto.

Foi premiada em diversos concursos nacionais e internacionais, entre os quais o 1.º lugar no Concurso Arpa Plus em Espanha (2011, 2012 e 2013), no Concours Français de la Harpe (2012) e no Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto, onde também recebeu o Prémio Especial “Orquestra do Norte” (2013). Colaborou com diversas orquestras e maestros nacionais e internacionais, entre as quais, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica Portuguesa, Hulencourt Symphony Orchestra, entre outras.

De destacar, a tourné europeia em 2018-19, com a Opera Nacional Maria Biesu da Moldávia e a Opera Nacional da Rússia de Rostov, que constou em 56 performances, em 3 meses, por 34 cidades em França, Bélgica e Holanda. Para além disso, já actuou também em Portugal, Espanha, Suíça, República Checa e Itália.

Representou ainda Portugal no VIII e X RioHarpFestival no Rio de Janeiro, Brasil.

Paralelamente, à sua carreira musical, Ana Aroso é ainda Mestre em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade
do Porto.

Isabel Anjo fez os seus estudos académicos no Conservatório de Música do Porto, na classe do professor Francisco Ferreira e na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde concluiu a licenciatura em saxofone com o professor Henk van Twillert. Obteve a Profissionalização em Serviço na Universidade Aberta e a Pós-Graduação em Ciências da Educação (especialização em Políticas Educativas) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Frequentou cursos de aperfeiçoamento de saxofone com Jean Yves Formeau, Pierric Lemain, Joel Batteau, Stephane Laporte, Vincent David, Ed Bogard, Claude Delangle, Henk van Twillert, Mario Marzzi, Rob Hauser, Bart Kok e José Massarão.

Participou nos festivais internacionais de saxofone de Palmela (FISP), do Porto (SaxoPorto) e Amesterdão. Ministrou Master Classes de Saxofone e Música de Câmara na Academia de Música de Vale de Cambra, Academia de Música de Paços de Brandão, Fórum Cultural de Gulpilhares, Conservatório de Felgueiras e Ilha de S. Miguel.

Obteve o primeiro prémio da categoria C no II Concurso do Conservatório de Música do Porto e o segundo prémio do Nível Superior de Música de Câmara (único prémio atribuído) do Concurso Jovens Músicos 1998. Desenvolveu a sua actividade artística na Orquestra de Saxofones da ESMAE, Orquestra de Jazz da ESMAE, Orquestra de Sopros dos Templários e Orquestra do Norte. Actualmente, tem uma agenda intensa de concertos com o Quarteto Unisax, GayaQuintet, Hearbrearkers , Banda Sinfónica Portuguesa, Duo Harpa e Saxofone, sendo de registar que é membro fundadora de todos estes agrupamentos.

É professora de Saxofone no Fórum Cultural de Gulpilhares e no Conservatório de Música do Porto.

Esteve na organização dos Festivais SaxOporto’13, SaxOporto'15 e Congresso Europeu de Saxofone 2017 – Eursax.

Programa do Concerto

- Pés Descalços – Nuno Peixoto de Pinho
- Gymnopédie 1– Erik Satie
- Viajantes – Kate More
- Gymnopédie 2 e 3 – Erik Satie
- Hypertension – Beverly Calland
- Pavane – Gabriel Fauré
- Canção de amor espanhola – anon.
- Dorme meu menino – Fátima Fonte
- Insónia – Tiago Sousa
- Canção de Embalar – Zeca Afonso
- Travessia – Fátima Fonte
- Maio Maduro Maio – Zeca Afonso
- EnCante – Ana de Ataíde Magalhães

Horário:

22h00

Local:
Largo de S. João