Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Colóquio "A escola no tempo do Estado Novo. Entre a História e a Memória"

Cultura
Cartaz coloquio cla 1 1200 800
11 e 12 Out
Adicionar a calendário 2019-10-11 15:00:00 2019-10-12 13:00:00 Europe/Lisbon Colóquio "A escola no tempo do Estado Novo. Entre a História e a Memória" Auditório Municipal

Nos dias 11 e 12 de outubro de 2019, irá ter lugar no Auditório Municipal de Ponte de Lima o Colóquio “A escola no tempo do Estado Novo. Entre a História e a Memória”, que conta com a participação de vários investigadores que abordarão aspetos relacionados com o ensino e a escola durante o período do Estado Novo em Portugal e no Brasil, numa iniciativa do CLA da Universidade Aberta em Ponte de Lima e do GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), com o apoio do Município de Ponte de Lima.

Esta iniciativa resulta do Projeto “Das memórias individuais à(s) memória(s) da Escola”, organizado pelo CLA da Universidade Aberta em Ponte de Lima e pelo GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX ( CEIS20), que visa fomentar a recolha e preservação do património material e imaterial do Ensino Primário na época do Estado Novo, produzindo e disseminando o conhecimento de um passado comum que potencie a construção de projetos de desenvolvimento e constitua a matéria-prima essencial ao processo de construção identitário, coletivo e individual.

O Colóquio tem início no dia 11 de outubro, às 15:00, no Auditório Municipal de Ponte de Lima. O programa contará com a participação de António Gomes Ferreira (FPCEUC | GRUPOEDE, CEIS20, UC), Luís Mota (IPC, ESE | GRUPOEDE, CEIS20, UC) e Osíria Fernandes (UNISO, São Paulo – Brasil). Após o encerramento do Colóquio, os participantes serão convidados a estar presentes na inauguração da Exposição “A Escola do Estado Novo: da sala de aula ao recreio” a decorrer às 18:30 no Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima. De seguida, às 19:30, realizar-se-á uma tertúlia com o título “A Escola do meu tempo”, com a presença de Professoras de Ensino Primário que lecionaram na época do Estado Novo e também alunos que vivenciaram o Ensino dessa época.
No dia seguinte, dia 12 de outubro, os trabalhos terão início às 9:30, com a participação de Henrique Fernandes Rodrigues (IPVC, ESE), do José Carlos Loureiro (CER), Ana Catarina Lima (CLA Ponte de Lima, UAb) e Rooney Pinto (GRUPOEDE, CEIS20, UC).
A entrada é livre para todas as iniciativas.

Consulte:

Programa

Local:
Auditório Municipal
Informação adicional:

CLA da UAb em Ponte de Lima

Telemóvel: 915676349
E-mail: cla_ponl@uab.pt

Formulário para inscrição no colóquio: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedIQB92iKER_AyCxSqOet4uYXYSorZ0AZhVezP2vfChJh64A/viewform?vc=0&c=0&w=1

image title