Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho

Cultura
Programa fporco 1 1024 800
05 Fevereiro 2010
O Município de Ponte de Lima em parceria com a Escola Profissional e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima inaugura hoje, às 18 horas, na Expolima, a Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho...
O Município de Ponte de Lima em parceria com a Escola Profissional e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima inaugura hoje, às 18 horas, na Expolima, a Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, consolidando a festa dos saberes e sabores tradicionais.

Dinamizar e promover o turismo , através do tradicional , iguaria típica e verdadeiro motor do desenvolvimento económico do Concelho, é o principal objetivo do evento que conta com a presença de 40 expositores de produtos regionais e de artesanato e quatro restaurantes do Concelho, com a capacidade para acolher 700 lugares sentados. De acordo com a organização, ao longo dos três dias da feira, estima-se que serão consumidos 50 porcos de raça bísara, 2 500Kg de broa , seis mil litros de vinho (vinhão) e dez mil pães.

Do programa da Feira destacamos a realização de um encontro denominado "Conversas sobre o Sarrabulho.." no sábado, dia 6, às 10h30, que contará com a presença do Chefe Hélio Loureiro, para falar sobre a gastronomia tradicional; o enólogo António Cerdeira, abordará a temática do Vinho Verde e a Engª Carla Alves, falará sobre o porco bísaro.

Ainda no sábado, a partir das 16 horas, cumpre-se mais uma vez a tradição, com a matança do porco, cerimónia plena de rituais e que em tempos foi uma prática recorrente do mundo rural português, sobretudo no Norte.

A animação será garantida pelos Grupos: Amigos Tocadores de Concertina de Ponte de Lima; Grupo de Correlhã, Feitosa, Música Popular da Feitosa, o Grupo da Portela - Correlhã, Cantares de Outono e Quatro Ventos.

Amanhã, sábado, a feira abre às 10 horas, fecha à 01h00 e no domingo terá abertura às 10h00 e encerrará às 22 horas.