Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Água-Arriba – Histórias de barcos e homens

Cultura
Riolima 1 1024 800
18 Fevereiro 2010
O Teatro Diogo Bernardes estreia no dia 19 de fevereiro, às 21h45 o Documentário "Água-Arriba, histórias de barcos e homens. Trata-se de um documentário que mostra a partir de registos atuais, de fotografias, de filmes antigos e do depoimento...
O Teatro Diogo Bernardes estreia no dia 19 de fevereiro, às 21h45 o Documentário "Água-Arriba, histórias de barcos e homens.

Trata-se de um documentário que mostra a partir de registos atuais, de fotografias, de filmes antigos e do depoimento de carpinteiros navais, investigadores e especialistas em património marítimo, pescadores, antigos barqueiros de passagem e de água-arriba que trabalharam no rio, a importância que as embarcações tradicionais do tiveram ao longo dos tempos.

O a exibir na noite da próxima sexta feira, no , revela que a identidade cultural das populações ribeirinhas do vale do Lima estava indissociavelmente ligada aos barcos que navegavam pelo Rio Lima. Construídos de forma artesanal com técnicas que passaram ao longo de gerações, estão condenados a um lento desaparecimento e a serem substituídos por barcos em contraplacado marítimo, alumínio e fibra de vidro.

Os pequenos estaleiros navais que, no início do século, construíam e reparavam essas embarcações quase desapareceram e muitas já apresentam modificações que as alteraram totalmente. Estes são alguns dos temas que o documentário apresenta como forma de evocar a memória desse património fluvial.

Com produção da Associação de Produção e Animação Audiovisual a realização é de Carlos Duarte Viana. O filme tem a duração de 75 minutos, e contou com o apoio do Ministério da Cultura e do . A entrada é grátis.

Para mais informações ou reservas contacte o Teatro Diogo Bernardes pelo telef: 258 900414 ou pelo email: teatrodb@cm-pontedelima.pt.