Atividades em abril - Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

Exteriorbiblioteca 1 1024 800
30 Março 2010
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima realiza durante o mês de abril um conjunto de atividades lúdico-Pedagógicas, dirigidas aos mais jovens e a toda a comunidade.
A de Ponte de Lima realiza durante o mês de abril um conjunto de atividades lúdico-Pedagógicas, dirigidas aos mais jovens e a toda a comunidade.

Desde exposições, apresentação de novos livros, encontro com escritores, oficinas criativas, concursos, teatro de fantoches, ciclos de cinema infanto-juvenil e para seniores, bem como a elaboração e pintura de desenhos, leitura livre, recorte e colagem, jogos e pesquisa na internet, são estas as ações programadas para o mês de abril sob o tema "Em abril, o livro em Festa".

A semana de de 6 a 9 de abril vai recordar o Dia Internacional do Livro Infantil (2/Abril) com "Histórias daqui e de lá... uma história, uma atividade", com a história da Gansa Tolinha. Com rimas, perguntas e efeitos especiais em cada página, este é um livro perfeito para ser partilhado por pais e filhos, e um ótimo presente para crianças que gostam de animais e tratores.

"Pintar a Cidadania" é a exposição que vai estar patente ao público de 14 de abril a 14 de maio. Trata-se de uma exposição desenvolvida na Escola Eb2, 3 António Feijó, pela turma do 5º ano, durante as aulas de Formação Cívica, Área de Projeto, Educação Visual e Tecnológica. A exposição integra 22 telas pintadas pelos alunos sobre a temática da Cidadania.

Para comemorar o Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, a Biblioteca Municipal preparou uma série de iniciativas que convidam os utilizadores a descobrir novas aventuras.

Na sala infantil, dirigido especialmente para os alunos do 1º e 2º ciclo a Biblioteca apresenta "Os Livros também têm nomes?..." aqui pretende-se que cada criança decifre, através de várias pistas o título do Livro. "Um livro cheio de..." trata-se de uma aventura dirigida às crianças dos Jardins de infância e do 1º ciclo do Ensino Básico, com a finalidade de incentivar o gosto pela leitura, criando momentos que as façam entrar no mundo mágico dos livros.

"Em abril, o Livro em Festa" incluiu ainda um encontro com o escritor Inácio Pignatelli, no dia Mundial do Livro, às 14h30, na Biblioteca Municipal. Uma sessão direcionada aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e Jardins de infância, na qual os pequenos leitores terão a oportunidade de comunicar com o autor.

Outras apresentações estão agendadas, nomeadamente para o dia 10 de abril, às 11 horas no auditório da biblioteca Municipal, a obra "" de Américo Carneiro.

No dia 17 de abril, serão apresentadas as obras "Contínua remodelação" de Carlos de Jesus e "Pelo coração das coisas" de Fátima Meireles, no auditório da Biblioteca Municipal, a partir das 11 horas. No âmbito das comemorações do Centenário da República, a Biblioteca promove ainda o concurso "Quem sabe mais..." Levar a criança a agir, a interagir e a criar saberes através de uma metodologia essencialmente lúdica, proporcionando-lhe meios para o seu desenvolvimento cultural é o lema deste concurso.

Como já é habitual a programação permanente da Biblioteca oferece às crianças diversas ações com o intuito de fomentar a sua curiosidade, estimular a criatividade e imaginação, através do teatro de fantoches, teatro de sombras chinesas, oficina de ciência e poesia, caça ao livro misterioso, visitas guiadas "Vem conhecer a tua Biblioteca" e os ciclos de cinema para seniores sob o tema "Filmes do nosso tempo..." com a exibição do filme "Bom Povo Português" no dia 28 de abril.

A sessão de cinema Infanto-juvenil, às 15 horas, apresenta:

06 e 16 de abril - Polegarzinha
08 e 27 de abril - A Arca de Noé