Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

I Encontro de Hospitaleiros e Albergues do Caminho Português para Santiago de Compostela

Turismo
Albergue6 1 1024 800
09 Novembro 2009
O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima fez-se representar, no passado sábado, dia 7 de novembro, em S. Pedro de Rates, no I Encontro de Hospitaleiros e Albergues do Caminho Português. Tratou-se de um encontro de trabalho...

O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima fez-se representar, no passado sábado, dia 7 de novembro, em S. Pedro de Rates, no I Encontro de Hospitaleiros e Albergues do Caminho Português.

Tratou-se de um encontro de trabalho, de conhecimento pessoal e de aproximação das distintas pessoas que têm, seja como profissionais seja como voluntários, única e simplesmente um grande objetivo - Bem receber o Peregrino!

A partilha de experiências, a definição de novos rumos, de metodologias inovadoras, tendo em vista encarar com otimismo e responsabilidade a árdua tarefa que se avizinha, a partir de janeiro de 2010, com o previsível grande aumento do número de Peregrinos, atendendo tratar-se de Ano Santo, foram preocupações muito debatidas na reunião de trabalho.

Convém aqui mencionar que o Caminho Português para Santiago de Compostela é, neste momento, depois do Caminho Francês, o mais procurado por Peregrinos e estima-se que, no próximo ano, os números possam triplicar ou quadruplicar. Refira-se que depois de 2010 só haverá Ano Santo em 2021, situação que trará, como é óbvio, muitos mais Peregrinos ao Caminho.

O Município de Ponte de Lima, consciente deste fenómeno em franca expansão e atento às mais-valias que o Caminho Português para Santiago de Compostela (e também para Fátima) significa para o Concelho, irá reforçar a sua participação neste tipo de iniciativas, evidenciando o lugar de excelência e de primordial importância que detém no contexto dos Caminhos Portugueses de Peregrinação.

Cabe aqui ainda salientar a excelente notícia da previsão de abertura de novos Albergues de Peregrinos em S. Pedro Fins de Tamel, no Caminho Central (ficando o Caminho entre o Porto e Santiago de Compostela com as estruturas mínimas indispensáveis ao longo de todo o percurso), em Marinhas - Esposende e em Viana do Castelo, estes últimos no Caminho da Costa.

Por último, na sequência da necessidade de continuar a promover este tipo de encontros, que têm obrigatoriamente de ser realizados em alturas do ano em que há menos Peregrinos, de modo a permitir a participação dos Responsáveis e Hospitaleiros, o II Encontro será levado a cabo em Ponte de Lima, numa iniciativa do Município, através do Albergue de Peregrinos, em fevereiro próximo.