Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Ponte de Lima Dinamiza “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta 2018 / 2019”

Turismo
Convite epoca baixa ponte de lima 1 1024 1000 1 1024 800
30 Novembro 2018

O Município de Ponte de Lima apresentou publicamente, esta quinta-feira o projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, na Clara Penha - Casa dos Sabores. O projeto traça um roteiro pelo melhor que a Vila Mais Antiga de Portugal tem para oferecer, através da realização de dez eventos, entre dezembro e maio.

Potenciando os recursos endógenos como forma de tornar a Vila num espaço ideal para o turismo interno e externo, nacional e transfronteiriço, o projeto dirige-se não só ao visitante, mas aos agentes locais, e empresários do setor turístico, hoteleiro, e da restauração, gerando novas oportunidades para a economia local e combatendo a sazonalidade da chamada “época baixa”.

À semelhança dos anos anteriores, e no âmbito de uma parceria de promoção mútua entre o Município de Ponte de Lima e a Delegação Expourense Galiza, a apresentação pública do projeto contou com a presença de uma delegação do XANTAR, com a qual o Município fortalece a cada ano uma estreita ligação, liderada por D. Alejandro Rubín, diretor geral da comitiva galega e do “Xantar”.

“Esta parceria tem permitido incrementar a dinâmica turística entre ambas as localidades”, disse o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, na apresentação pública do projeto, revelando ainda que “esta dinâmica tem contribuido para que Ponte de Lima tenha uma das mais baixas taxas de desemprego”.

A gastronomia aliada ao enoturismo, o ecoturismo, a tecnologia e a inovação formam o quadro dos dez eventos que, de dezembro a maio, pretendem vincar e elevar a qualidade de atividades complementares associadas a cada evento, acrescentando motivos para captar novos visitantes. O autarca rematou dizendo que “o projeto, cujo investimento é de 200 000€, possa ter um retorno direto com a nossa economia de 2 milhões de euros e captar para o concelho cerca de 450 mil visitantes”, durante os meses de dezembro e maio.

À semelhança das edições anteriores este projeto tem como mais-valia as condições especiais na estadia e na restauração, já que, durante os fins-de-semana em que se realizam os eventos, uma série de unidades hoteleiras aderentes ao projeto atribuem um desconto de 10% em alojamento, nas noites de sexta-feira e sábado, da mesma forma que a restauração aderente oferece 1 leite-creme, por dose, desta vez, nas refeições de sábado e domingo.

 

7 a 9 de dezembro  – VII Festa da Gente Miúda

Mais do que desafiar os mais novos a dar largas à imaginação, a Festa da Gente Miúda pretende “semear o futuro”. Através de ateliês educativos, da sensibilização para temáticas importantes, a festa dirigida ao público infantojuvenil, conta, numa atmosfera de muita diversão, com a participação da comunidade escolar.

 

12 a 13 de janeiro – XII Verde Noivos

Numa jornada traçada por entre dezenas de expositores presentes no Pavilhão de Feiras e Exposições, a Verde Noivos apresenta as mais recentes tendências de estética, decoração, joalharia, animação, brindes, espaços de fotografia, viagens, e muito mais, numa fórmula de sucesso doze anos após a sua primeira edição.

 

25 a 27 de janeiro - XI Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho

Sabores fortes, aromas condimentados, doses generosas, e q.b. de arrojo são razões mais que suficientes para atrair o local ou o forasteiro à Feira que está integrada nos Fins-de-semana Gastronómicos promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Sarrabulho, enchidos e fumados, são durante três dias apresentados pelos vários restaurantes do concelho, assim como pelos expositores de produtos regionais e artesanato.

Reconhecida como um dos maiores destinos do turismo gastronómico em Portugal, Ponte de Lima procura promover e consolidar o ex-líbris da sua gastronomia: o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. O porco é uma das principais bases da cozinha limiana, desde a perna de porco às belouras, do chouriço de verde às farinhotas e outras delícias e aromas de deixar água na boca. O louro, o cravinho, a noz-moscada, o sal e a pimenta temperam as carnes que, depois de cozinhadas e desfiadas, se juntam ao arroz. O sabor singular dos cominhos é acrescentado no fim. A sobremesa tradicional é o leite-creme e o companheiro ideal é o vinhão, tinto especial da nossa região.

 

8 a 10 de fevereiro – IV Feira 100% Agrolimiano

A matéria-prima que faz de Ponte de Lima, local de essência genuína, valoriza por intermédio da IV Feira 100% Agrolimiano, os serviços e os produtos endógenos, ligados ao mundo rural do concelho.

Do Vinho Verde, e respetiva promoção, aos enchidos e fumados, da fruta à sidra e mel, a Feira mostra o que de melhor se produz na região.

 

22 a 24 de fevereiro – V Expo Saúde / Juventude

A Expo Saúde/Juventude promove um estilo de vida saudável, livre de hábitos de consumo. A dinâmica do programa centra-se em debates sobre temas emergentes da atualidade, e sobretudo em workshops de culinária, atividades desportivas, divulgação de serviços e produtos relacionados com saúde, bem-estar e beleza, promovidos por associações e instituições destas áreas.

 

1 a 3 de março – Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada

Prato emblemático da região é um verdadeiro catalisador de visitantes à Vila de Ponte de Lima, convidando a degustar um prato típico e que outrora era muito comum nas feiras quinzenais como iguaria, preservando-se até hoje essa rica tradição gastronómica que alimenta os que aqui vêm feirar. Com base nesta tradição, motivo de diversas variantes de receitas de bacalhau, Ponte de Lima contribui com algumas páginas para as “mil e umas maneiras de cozinhar o bacalhau”. São disso exemplo a ementa de vários restaurantes do concelho a ter como base o bacalhau.

Este fim-de-semana Gastronómico do bacalhau de Cebolada reedita a tradição e reforça a cultura gastronómica de Ponte de Lima, através do prato reinante na vida dos pontelimenses.

 

14 a 17 de março – III Feira da Educação, Ciência e Tecnologia

A Feira procura dar a conhecer os melhores projetos pedagógicos dinamizados pelos Agrupamentos de Escolas, Escolas Profissionais, Universidades e Empresas sediadas em Ponte de Lima e na região. Paralelamente, este evento também se constitui como uma excelente oportunidade para a promoção da oferta ao nível dos Cursos Profissionais e de Ensino Superior do concelho e de toda a região norte; assim como, a divulgação das últimas novidades tecnológicas disponíveis no mercado, e das empresas que prestam serviços neste setor.

 

30 de março a 2 de abril – N’sabores Ponte de Lima - Gastronomia e Turismo

Dando coerência à política de preservação da gastronomia tradicional, assim como à aposta na sua sustentabilidade, o Município de Ponte de Lima organiza a N’sabores Ponte de Lima - Gastronomia e Turismo.

Este evento visa promover os principais produtos endógenos do concelho de Ponte de Lima, bem como a valorização e divulgação dos produtos e serviços dirigidos aos profissionais de Hotelaria, Restauração e Cafetaria, assim como o aumento da atratividade e visibilidade turística do concelho através da promoção dos vários agentes e serviços turísticos de Ponte de Lima e da região.

 

5 a 7 de abril – Fim de semana Gastronómico da Lampreia

Terra de saberes e de sabores, aqui encontrará um leque de restaurantes que lhe irão proporcionar momentos únicos e inolvidáveis. A lampreia continua a ser ingrediente principal de muitos dos pratos típicos de diferentes pontos do país, especialmente de Ponte de Lima.

Confecionada na sua forma tradicional, esta iguaria consta do cardápio de grande parte dos restaurantes do concelho. Muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas, a lampreia confecionada nas suas várias formas reaviva gostos e aromas tipicamente portugueses.

O facto de estar disponível na sua época de safra, desde o início de cada ano até ao final da primavera, atribuiu a estes meses a classificação gastronómica de “meses da Lampreia”. Em pleno mês de Lampreia, a restauração limiana apresenta iguarias como o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa.

 

4 a 5 de maio – Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota

O que distingue Ponte de Lima enquanto Destino Gastronómico é a qualidade dos seus produtos endógenos, bem como toda a herança que transitou entre famílias e que preservou a tradição da confeção de verdadeiras iguarias gastronómicas acompanhados de muita história, e de grande hospitalidade das suas gentes.

Confecionada à base de produtos típicos da terra, o Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota, visa promover um dos seus principais produtos endógenos - a Carne Minhota -, como produto de referência gastronómica, bem como valorizar os produtos e serviços dos vários setores económicos, assim como o aumento da atratividade e visibilidade turística do concelho e da região.

Para mais informações/inscrições consulte em: www.visitepontedelima.pt

image title
image title
image title