Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

A Antiga Mulher, de Roland Schimmelpfennig | Companhia de Teatro de Braga | Encenação do Italo-Francês Toni Cafiero | 14 de dezembro – 21h30 – Teatro Diogo Bernardes

Cultura
A antiga mulher banner 1 1024 800
13 Dezembro 2018

Estreada a 12 de outubro passado, como vem acontecendo com outros espectáculos de teatro com estreias muito recentes, uma política que também já é habitual no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, na próxima sexta-feira, 14 de dezembro, às 21h30, é apresentada a peça de teatro A Antiga Mulher, de Roland Schimmelpfennig, pela Companhia de Teatro de Braga, com encenação do italo-francês Toni Cafiero.

«Toni Califiero explica que “esta peça assenta numa estrutura clássica, inspirada no teatro clássico e o impacto do contemporâneo. A consciência do final trágico é muito importante no teatro. Achamos que podemos ter tudo, mas só temos uma certeza: a morte.”

O encenador salientou o papel “fundamental” do teatro na sociedade actual “marcada pelo medo do futuro e por um sistema capitalista que não permite que as pessoas pensem e se interroguem”. “E esse é o papel do teatro é interrogar e chocar. O teatro olha o futuro, é feito de gente que pensa à frente no seu tempo”.»

«Em ‘A Antiga Mulher’, Schimmelpfennig é o explorador de universos de luz e mais sombrios de nossas identidades contemporâneas, lá onde o equilíbrio do feminino e o masculino está em jogo, numa confrontação essencial com nossos valores e nossas aspirações mais profundas. No centro do espetáculo, uma história tão antiga quanto a humanidade e, portanto, de uma modernidade constantemente renovada: Romy, antiga amante de Frank, casado há quase 20 anos com Claudia, bate à porta do apartamento do casal. Ela quer encontrar seu primeiro amor, o homem que lhe prometeu há 24 anos, que a amaria para sempre.»

«Com encenação do italo-francês Toni Cafiero, reconhecido pelo seu trabalho como comediante, encenador e professor em diversos países, tanto no âmbito do teatro como da ópera, A Antiga Mulher traz a história da intimidade de um casal e da problemática das relações familiares, num autêntico retrato de uma sociedade contemporânea em sofrimento. Nesta criação clássica, Roland Schimmelpfennig um dos autores mais representados do mundo, torna-se explorador dos universos luminosos e mais sombrios, onde o equilíbrio do feminino e do masculino está em jogo.» (Andreia Ferreira, Revista Rua)

Autor: Roland Schimmelpfennig | Encenação: Tony Cafiero | Cenografia: Acacio de Carvalho | Figurinos: Sandra Dekanic | Desenho de Luz: Jean Pascal Pracht | Elenco: André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Solange Sá, Sílvia Brito

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.