Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Comemorações do Dia de Ponte de Lima arrancam com diversas iniciativas culturais dinamizadas pelo Município

Cultura
4marco banner2 1 1024 800
26 Fevereiro 2019

Por ocasião das comemorações do Dia de Ponte de Lima, assinalado a 4 de Março, o Município promove um conjunto de iniciativas, que se propagam a toda a Vila.

A efeméride que assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, no ano de 1125, terá como convidado de honra Sua Excelência o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, que acompanhará o Executivo Municipal ao longo da tarde.

As comemorações arrancam pelas 15h30, com a Inauguração de uma Exposição sobre o Caminho Português de Santiago intitulada de “Caminhos: O Caminho em tempo de Camélias”, a decorrer na Torre da Cadeia Velha.

Do programa para as comemorações, consta também a deposição de uma Coroa de Flores na Estátua da Rainha D. Teresa, no referido local, pelas 16h30, e uma hora mais tarde, a Inauguração das Obras de Requalificação do Estádio Municipal do Cruzeiro.

A obra de requalificação à “casa dos limianos”, cujo investimento da parte do Município rondou os 650,000€, orientou-se pela premissa deproporcionar melhores condições desportivas aos atletas que usufruem deste equipamento”.

A política de beneficiação e reparação dos equipamentos desportivos municipais tem vindo a distinguir-se de entre um leque de múltiplas outras atribuições e iniciativas, motivadas pelo sistema político vigente, sendo que o campo conta agora com vários blocos de balneários renovados, e com um núcleo de instalações sanitárias completamente adaptadas às necessidades dos atletas.

A intervenção muniu o espaço de novos edifícios das bilheteiras, arrecadação de material desportivo, e outras valências, tais como sala de massagens, gabinete médico, lavandaria, bar de apoio e secretaria. O espaço das bancadas também foi beneficiado com uma cobertura, e o espaço intervencionado com uma nova rede circundante, numa área que foi ampliada em 133m2, perfazendo agora no seu total, mais de 400m2.

Após a visita, decorre pelas 18h30, no Auditório Municipal, a Sessão Solene que, entre discursos, abrangerá o Momento Musical “Still Life”, e a apresentação do Livro “Os Carecas de Ponte do Lima”. Esta revisitação da história inventada por António Feijó, em 1880, estará a cargo do Eng. João Abreu Lima. Esta fecha o dia, mas o programa cultural prenuncia e prolonga a efeméride.

Neste sentido, já desde 1 a 3 de Março, o Município promove o fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada. E em terra de Sabores e Saberes, o folclore ecoa, com o Encontro Concelhio de Bombos e o Desfile da Tradição com todos os Grupos Folclóricos do Concelho, respetivamente às 10h00 e às 15h00 de domingo, 3 de março.

Da tradição à modernidade, a vila aposta fortemente na cultura, com “Do ballroom à sala de concerto – Uma viagem pelos tempos do jazz com a Orquestra Jazz de Matosinhos”, a decorrer a 8 de Março, no Teatro Diogo Bernardes.

Ainda no Teatro Diogo Bernardes, desta vez a 9 de Março, decorre a “Noite de Fado com Sara Correia”, e a 10 de Março um Concerto pela Banda do Exército | Destacamento do Porto.

No seu 894º aniversário de Foral, será verossímil afirmar, que há quase nove séculos, mais do que um destino, Ponte de Lima é uma experiência, traduzida por uma herança cultural inimitável.

image title