II Loureiro de Ponte de Lima ConVida: vinhos e produtores de oito regiões demarcadas reuniram milhares de visitantes

Loureiro convida 2019 1 1 1024 800
21 Agosto 2019

Entre 12 e 17 de agosto, milhares de visitantes rumaram a Ponte de Lima, não só para o Campeonato da Europa de Horseball, mas em simultâneo, para o II Loureiro de Ponte de Lima ConVida.

O evento enológico cuja segunda edição teve início a 15 de agosto, proporcionou aos visitantes uma imersão em vinhos provenientes da Sub-Região do Lima, das regiões demarcadas do Vinho Verde, Dão, Porto e Douro, Trás-os-Montes, Bairrada, Lisboa, e Alentejo.

Com quase duas dezenas de produtores, e mais de 80 rótulos “à prova”, o evento cumpriu a proposição que lhe deu mote: a de agir em prol da promoção e valorização da casta Loureiro, potenciando o retorno económico para os agentes ligados ao sector.

Nas palavras de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, o objetivo de “promover aquela que é a casta mais importante de Ponte de Lima (…) está dentro do que tem sido a nossa estratégia de promoção da nossa vinha e do nosso vinho, que é hoje um produto de muita qualidade”. Um produto que o autarca considera “muito importante para a nossa economia” e “uma importante alavanca daquilo que é o nosso território”.

No decorrer deste evento, e pela primeira vez, Ponte de Lima coroou a sua Rainha das Vindimas.

Após pisar a passerelle em traje tradicional, roupa prática e vestido de noite, Mara de Castro, da freguesia da Feitosa, foi eleita vencedora do concurso que tem como objetivo a valorização e a divulgação da tradição, dos usos, e dos costumes do concelho, relacionados com a cultura da vinha e a produção do vinho. A vencedora seguirá para a próxima fase do concurso, a nível nacional, cuja gala decorrerá em setembro.

A ligação entre estes dois produtos de excelência do mundo rural, resultou num fim de semana em cheio, que, a realizar-se futuramente, deve constar de qualquer roteiro.