Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta - 2019/2020

Turismo
Eebplea 2019 2020 1 1024 800 1 1024 800
18 Novembro 2019

O CIT – Centro de Interpretação do Território, espaço de promoção etnográfica do Município de Ponte de Lima foi o local escolhido para a apresentação pública do projeto “Em Época Baixa Ponte de Lima em Alta 2019/2020”.

O projeto prevê a realização de onze eventos durante este período de outono e inverno com o objetivo de trazer dinamismo e animação à vila de Ponte de Lima. Promover e potenciar os produtos endógenos do concelho, em prol dos agentes locais, de empresários do setor turístico, hoteleiro, e da restauração, gerando retorno económico e novas oportunidades para a economia local e para os visitantes e turistas, é a missão desta iniciativa que vai já na 8ª edição.

Marcaram presença nesta cerimónia uma comitiva da Expourense da vizinha Galiza, que ao abrigo da parceria de promoção mutua entre o Município de Ponte de Lima e a Expourense apresentaram publicamente o XANTAR 2020 – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, evento de cariz gastronómico agendado para os dias 5, 6, 7, 8 e 9 de fevereiro. Coube à Dr.ª. Emma Gonzalez, Diretora Executiva da Expourense, apresentação do mesmo, realçando a importância desta parceria para ambos os destinos.

Nas palavras do Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng.º. Victor Mendes, o projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” apresenta “especial relevância na dinâmica da vila, com eventos que vão ao encontro da nossa estratégia de desenvolvimento do território e que procuram contrariar as consequências da sazonalidade” operando como uma alavanca da economia do concelho.

O autarca afirmou que este projeto “representa um investimento de 130 000€, do qual se prevê uma captação de cerca de 200 mil visitantes ao concelho” explicando que este tipo de iniciativas tem levado a um aumento significativo do número de turistas ao concelho, apoiando esta afirmação no aumento do número de visitantes ao Posto de Turismo da Ponte de Lima, em época baixa e em época alta.

À semelhança das edições anteriores este projeto tem como mais-valia as condições especiais na estadia e na restauração, já que, durante os períodos em que se realizem estes eventos, as unidades hoteleiras aderente ao projeto atribuem um desconto de 10% em alojamento, noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo. 

Confira a descrição dos eventos Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta 2019 – 2020:

VIII Festa da Gente Miúda

Dezembro é o mês das crianças em Ponte de Lima.

O universo infantil e os seus traços identitários, incentivam à exploração da criatividade e da autoconfiança, através da descoberta de novos interesses, da ciência à arte, e da culinária ao meio ambiente.

De 06 a 08 de dezembro, a VIII Festa da Gente Miúda explora os pequenos grandes desafios de ser “Gente Miúda”.

Com atividades gratuitas e lúdicas para festejar a infância, a VIII Festa da Gente Miúda faz um convite a todas as famílias, de 06 a 08 de Dezembro de 2019, no Pavilhão de Feiras e Exposições/Expolima.

Neste Natal Vem Brincar Connosco

De 14 a 24 de Dezembro, Ponte de Lima oferece às crianças dez dias gratuitos de brincadeira até ao Natal.

Pinturas faciais, música ao vivo, desenhos, contos, oficinas, e cartas ao Pai Natal: É nestes eixos que se move o evento imaginado pelo Município.
“Neste Natal Vem Brincar Connosco”, nasce da vontade de dar às crianças e às famílias um espaço de entretenimento, com um conjunto de atividades natalícias a decorrer numa tenda climatizada.

Coordenado pelo Município de Ponte de Lima, em colaboração com a Associação Empresarial de Ponte de Lima, o evento conta com a participação da companhia das Artes – Duplaface.

Verde Noivos

A Exposição Verde Noivos está de volta a 11 e 12 de Janeiro de 2020, para facilitar a vida de quem vai subir ao altar ou organizar eventos festivos.
Do invariável, ao exclusivo, e do óbvio, ao inusitado, a XIII Verde Noivos, pensa em todos cenários, apresentando as mais recentes tendências aos que procuram originalidade, cumprindo em paralelo, tradições, regras e expectativas.

Com uma criteriosa seleção de produtos e serviços, as melhores empresas de cada setor, da região, apresentam propostas direcionadas aos interesses e expetativas do visitante.  A exposição de paragem obrigatória, para quem vai “dar o nó”, é também, na ótica do profissional, o espaço ideal para expor conceitos e serviços, em contacto direto com o público-alvo, promovendo não só o seu alcance, mas o reforço da sua imagem enquanto player do setor.


XII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho

Assumido como um dos grandes polos gastronómicos de Portugal,  o Concelho de Ponte de Lima percorre-se de prato em mão.

A vila tem uma longa memória no que à produção de Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, enchidos e fumados, diz respeito, e neste sentido acolhe, de 31 Janeiro a 02 de Fevereiro, a XII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho.

O evento que propõe uma combinação de experiências gastronómicas, num conceito ligado à terra e à tradição, procura promover e consolidar o ex-líbris da sua gastronomia, e um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho: o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.


Feira 100% Agrolimiano

A Feira 100% Agrolimiano está de volta a Ponte de Lima, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, para preservar e divulgar a cultura agrária de Ponte Lima. 

De olho no mercado consumidor, mas também produtor, a Feira faz o apogeu do mundo rural limiano. 

Durante dois dias são apresentados produtos produzidos ou transformados no concelho, como mel, sidra, vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, cogumelos, carne, leite, e também animais criados no concelho limiano.

A valorização crescente do caráter do produto endógeno, tem vindo a criar novos postos de trabalho, e potenciais negócios, com produtos inovadores e de excelente qualidade, 100% limianos.

Fim-de-semana Gastronómico do Domingo Gordo

É à mesa que Ponte de Lima se experiencia na plenitude.

Saberes e sabores são singularmente combinados, dias 22 e 23 de fevereiro, no Fim-de-semana Gastronómico do  Domingo Gordo.

A generosidade das doses, e os aromas condimentados, atraem locais e forasteiros à Vila mais Antiga de Portugal, em busca das mais variadas propostas dos restaurantes do Concelho. 

A tradição do Domingo Gordo é a de comer pratos bem recheados, tais como o Cozido à Portuguesa  e o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

A acompanhar o vinho, destacam-se os queijos, chouriços, enchidos, e muitos outros prazeres gastronómicos permitidos por tradição neste fim-de-semana “gordo”.

Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota

Ponte de Lima descobre-se à mesa, e é neste sentido que o Município propõe ao visitante uma incursão pelo melhor da gastronomia de produção regional.

Agindo em prol da promoção e valorização da Carne Minhota, o Município de Ponte de Lima e a APACRA - Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Minhota apostam nesta ação promocional, a decorrer nos dias 7 e 8 de Março de 2020, nos restaurantes aderentes do Concelho.

Entre o cardápio do certame, o público pode contar com iguarias tais como o “Naco de Minhota” e a “Espetada do Brutus”, e a par da gastronomia, desfrutar de um programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do centro histórico de Ponte de Lima. 

IV Feira da Educação, Ciência e Tecnologia

Educação, Ciência e Tecnologia: Supõe-se, em plena sociedade da informação, que uma existe em função da outra. 

Instrumentais para a geração mais jovem, as últimas novidades tecnológicas no mercado estão patentes ao Pavilhão de Feiras e Exposições, de 12 a 15 de março. 

A feira que pretende dar a conhecer os melhores projetos pedagógicos dinamizados pelos Agrupamentos de Escolas limianos, permite que os mais jovens construam as suas próprias visões de futuro, criando uma dinâmica que lhes propõe várias perspetivas de reflexão, no que diz respeito à Educação, Ciência e Tecnologia. 

Dando a conhecer a oferta ao nível dos Cursos Profissionais e do Ensino Superior, promovem-se workshops, oficinas experimentais, e outras atividades que se propõe cativar gerações.

Fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada

De ponto em ponto, pela Vila mais antiga de Portugal, o Fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada convida a degustar este prato típico de Ponte de Lima.

O evento que reedita a tradição, reforça a cultura gastronómica da região, por intermédio desta iguaria outrora muito comum nas feiras quinzenais, que continua, hoje em dia, a alimentar os que aqui vêm feirar.

A ação divide-se não só pelos restaurantes aderentes, mas também pelo Centro Histórico da Vila mais antiga de Portugal, que conta com programa recreativo “ao ar livre”.

Fim-de-semana Gastronómico da Lampreia

O ciclo de fins-de-semana gastronómicos do projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, é encerrado pela Lampreia, dias 18 e 19 de abril.

Quando delineou este projeto, o Município de Ponte de Lima fê-lo por sentir que existia um espaço por ocupar, e uma subjacente necessidade de se caminhar para a valorização dos recursos enogastronómicos da Vila, enquanto produtos diferenciadores da região.

Este é pretexto para que, em pleno mês de Lampreia, a restauração limiana apresente iguarias tais como o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa. Confecionada na sua forma tradicional, esta iguaria consta do cardápio de grande parte dos restaurantes do Concelho, e reaviva gostos e aromas tipicamente portugueses.

Expo Saúde/Juventude

De 24 a 26 de abril, Ponte de Lima promove a atividade física na juventude, como sinal vital.

A adoção de um estilo de vida saudável, livre de hábitos de consumo, dá mote ao evento que procura capacitar a nova geração, para a abordagem de temas emergentes da atualidade, com uma atitude preventiva no que diz respeito à saúde. 

O aumento da literacia jovem no que toca à componente da saúde, é promovido pela VI Expo Saúde/Juventude, por meio de atividades desportivas, da divulgação de serviços e produtos relacionados com saúde, bem-estar e beleza, assim como por debates sobre temas atuais, e workshops de culinária.

O evento é totalmente gratuito e acessível ao público em geral, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima.

Para mais informações/inscrições consulte em: www.visitepontedelima.pt

image title
image title
image title
image title