Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Casa do Arnado / Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima recebeu Menção Honrosa

Turismo
Albergue3 1 1024 800
02 Dezembro 2009
O Edifício denominado Casa do Arnado, onde se encontra instalado o Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, foi distinguido com uma Menção Honrosa pelo Instituto de Habitação e de Reabilitação Urbana...

O Edifício denominado , onde se encontra instalado o de Ponte de Lima, foi distinguido com uma pelo Instituto de Habitação e de Reabilitação Urbana, no âmbito do prémio IHRU 2009 de Construção e Reabilitação, na categoria de Reabilitação Isolada de Imóveis, prémio este que visa atribuir distinções a empreendimentos de habitação de interesse social e a obras de reabilitação urbana.

A adaptação para Albergue de Peregrinos surgiu como uma feliz consequência do evoluir da vida moderna aliada à tradição e aos costumes do passado, atendendo ao crescente número de pessoas que procuram as velhas rotas medievais de peregrinação, de que é um claro exemplo o Caminho Português para . O edifício, do século XIX, situa-se junto à Ponte Romana, no troço do principal itinerário, em solo português, do referido Caminho.

Preservando as suas características originais, as obras de restauro e conservação respeitaram as técnicas e matérias tradicionais, bem como as suas autenticidade e compatibilidade, não esquecendo, como é óbvio, a reinserção da Casa na vida ativa do de Ponte de Lima e do Concelho.

A intervenção teve como principal objetivo manter a identidade do imóvel, transformando-o num edifício multifuncional, preservando a independência e a autonomia dos espaços.

O investimento foi financiado no âmbito do Programa Operacional da Região Norte-Eixo Prioritário - AIBT do III QCA.

O , como entidade promotora da reabilitação deste edifício, vai receber a Menção Honrosa numa cerimónia a realizar, no próximo dia 4 de dezembro, no Auditório do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.